" A verdadeira afeição na longa ausência se prova"

Luís de Camões

sábado, 2 de julho de 2011

Visita técnica

No dia 20 de junho de 2011, minha turma de Climatologia Agrícola, foi visitar a Estação Bento Gonçalves pertencente a 8ª Distrito de Meteorológico. Aprendemos sobre o funcionamento da Estação e de cada aparelho que ela comporta.

A Estação Agroclimatológica de Bento Gonçalves segue um horário fixo mundial para as coletas dos dados dos equipamentos. São 3 horários diários, 12h, 18h e 24h pela TMG, que adaptado ao fuso horário de Brasília são respectivamente 9h, 15h e 21h.

Possui um abrigo meteorológico para os equipamentos mais sensíveis. Encontra-se a uma altura de 1,5 metros e é construído por ripas de madeira branca, que permitem uma ventilação natural e ao mesmo tempo permitem criar condições de sombra. Tem as portas voltadas para o sul para que os raios solares não incidam diretamente sobre os instrumentos contidos no seu interior, nomeadamente:

TermohigrógrafoEfetua o registro semanal da temperatura e da umidade relativa do ar.

Evaporímetro de Piche
Mede a evaporação da água durante 24h(9h da manhã).

Psicrômetro
Mede a umidade relativa do ar - de modo indireto - em porcentagem (%). Compõe-se de dois termômetros idênticos, um denominado termômetro de bulbo seco, e outro com o bulbo envolvido em gaze ou cadarço de algodão mantido constantemente molhado, denominado termômetro de bulbo úmido.


Termômetro de Máxima e MínimaIndicam as temperaturas máxima e mínima do ar (°C), ocorridas no dia.




HigrômetroUtilizado para medir a umidade relativa do ar.




Anemógrafo
Registra continuamente a direção (em graus) e a velocidade instantânea do vento (em m/s), a distância total (em km) percorrida pelo vento com relação ao instrumento e as rajadas (em m/s).




Cata - vento
Mede direção e força do vento.






Tanque de Evaporação Classe A
Mede a evaporação - em milímetros (mm) - numa superfície livre de água.



Termômetro Flutuante em Água – Encontra-se flutuando dentro do tanque classe A e serve para medir a temperatura máxima e mínima da água durante um dia.


Pluviógrafo
Registra a quantidade (mm), intensidade e o horário da precipitação pluvial.





PluviômetroMede a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm). Utiliza-se esta medida como oficial.



Geotermômetros ou termômetros de solo
Indicam as temperaturas do solo, a diversas profundidades, em graus Celsius (°C).





Orvalhógrafo
Ocorrência e intensidade do orvalho. Coletas semanais.



PiranógrafoRegistra continuamente as variações da intensidade da radiação solar global, em cal.cm­².mm­¹. Coletas semanais.


Heliógrafo
Registra a insolação, ou seja, mede o intervalo de tempo de céu descoberto quando o Sol se encontra acima do horizonte, ou a duração do brilho solar, em horas e décimos.





Actinógrafo
Registra a quantidade de radiação solar.



Estação metereológica automática
A estação meteorológica automática é uma estação que possibilita a recolha dos dados meteorológicos de uma forma automatizada, segundo um passo de tempo estabelecido. Este sistema é composto por um conjunto de sensores, os quais medem, instante a instante, os vários elementos climáticos.



Links pesquisados:
Fotos:
Do google e tiradas na estação

Trabalho:
Cristina Moschen

Nenhum comentário:

Postar um comentário